A Academia de Ciências Médicas da Bahia, inspirada na Academia de Medicina de Paris, foi instalada no dia 5 de abril de 1848.
No primeiro dia de abril daquele ano o presidente da Província da Bahia, João José de Moura Magalhães, atendendo pedido do secretário da academia, deu parecer favorável, aprovou o Estatuto, determinou a data de instalação e solicitou que fosse informado quanto ao local e hora em que seria realizada a solenidade, pois desejava estar presente.
Dois dias depois a academia informou que o ato seria realizado às 13 horas de 5 de abril, no salão nobre da Faculdade de Medicina.
O diretor da faculdade era o Professor João Batista dos Anjos que entrou no estabelecimento como porteiro, fez o curso médico, e tornou-se professor.
Procedida a instalação, a vida do sodalício correu normalmente até a eleição da nova diretoria, presidida por Jonathas Abbott, desafeto do novo presidente da Província, Francisco Gonçalves Martins (futuro Barão e Visconde de São Lourenço).
Acreditamos que esta animosidade selou o destino da academia que tinha 40 membros titulares e um número indeterminado de membros correspondentes e honorários.
Dentre os membros da diretoria de Jonathas Abbott, figuravam os professores Malaquias Alves dos Santos e Manuel Ladislau Aranha Dantas. Dos demais titulares, citamos Domingos Gomes Viana e Januário Manuel da Silva.
Comments