QUEM SOMOS

As Academias são depositárias da memória de quantos deram suas vidas, inteligência, conhecimento, cultura, renúncia, trabalho e serviços para escrever a história regional, nacional e mundial.

 

A Academia Brasileira Rotária de Letras cultua a Memória dos vultos que ajudaram a fazer a História de Rotary no Brasil, os serviços prestados em favor da vida humana, da compreensão, da tolerância e da paz, o pensamento e as ações de rotarianas e rotarianos, congregando, integrando valores, experiências, sabedoria, cultura acumulada. Ela vale pelo somatório da história de cada um e pelo conjunto da representatividade solidária da organização rotária.

 

Esta é a casa do amor a Rotary, e os Acadêmicos que a integram lhe dão vida, para irradiar bem alto seus objetivos e servir de modelo para todos os recantos de nosso País.

 

A ABROL se empenha e espera a solidariedade de todos para resgatar a Memória dos que, há mais de 90 anos, construíram o Monumento Rotário Brasileiro. Por isto, aguarda a criação da ABROL nos Distritos e Estados, para estruturar uma grande rede coletora de fatos e serviços nos recantos do território nacional.

 

O amor e a chama do ideal de servir através de Rotary criaram a Academia Brasileira Rotária de Letras e a fazem viva. Ela não deixará morrer as personalidades rotárias que constroem a história de Rotary no Brasil. Esta é a missão, compromissada, solidária, responsável, de todos os Acadêmicos que a integram.

 

Esta Academia é a nau capitânia a navegar nos mares da cultura de Rotary para ser guardiã da nossa história, preservando a vida dos vultos que se deram pelos ideais de servir. Eles merecem permanecer como exemplos para as gerações de rotarianos e não rotarianos. Eles estão sendo eternizados, foram e são luzes que clareiam caminhos, abrem estradas e cujas marcas da passagem não podem e nem devem ser apagadas.

 

Waldenir de Bragança

Presidente de Honra

DIRETORIA 2020/2022

 

PRESIDENTE

Geraldo Leite

PRESIDENTE DE HONRA

Waldenir de Bragança

VICE-PRESIDENTE

Anaci Bispo Paim

DIRETOR SECRETÁRIO

Astor Castro Pessoa

DIRETORA 2º SECRETÁRIA

Ivone Sacchetto Moreira

DIRETORA TESOUREIRO

José Boa Sorte Farias

DIRETOR 2º TESOUREIRO
Vicente Herculano da Silva

DIRETOR ACERVO DOCUMENTAL
Alberto Freitas Brandão Bittencourt

Eleito na Assembleia Geral Ordinária de 05/08/2020 para a presidência da ABROL Nacional no período 2020-22, o Acadêmico Geraldo Leite preside também a seccional da Bahia, fundada sob sua liderança em 2016. Membro do Rotary Club da Bahia, integra as Academias de Medicina e de Cultura da Bahia, a Academia Bahiana de Educação, as Academias de Letras e de Educação de Feira de Santana, a Academia de Ciências, Letras e Artes de Buenos Aires (Argentina), os Institutos Históricos e Geográficos de Feira de Santana e da Bahia, entre outras instituições científicas e culturais. Foi Presidente da Fundação Universidade de Feira de Santana e seu primeiro Reitor, Professor Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana e da Escola Bahiana de Medicina (da qual foi Diretor).

© 2017 por Academia Brasileira Rotária de Letras
Orgulhosamente criado por Cleide Villela