Estudos publicados em revistas especializadas estão lançando por terra a ideia de que o Brasil, antes da chegada dos portugueses, era uma vasta extensão de terra povoada por índios selvagens.
Tais estudos, realizados por arqueólogos brasileiros e norte-americanos, revelam fatos surpreendentes que incluem verdadeiras metrópoles na região amazônica, no complexo multicultural do Xingu e em outras partes do Brasil. No complexo do Xingu, por exemplo, encontramos indícios de uma rede de estradas com até dezenas de metros de largura, monumentos, diques e fossos com vários metros de profundidade, grandes paliçadas defensivas e restos de aldeias que abrigaram, em algum tempo,
milhares de pessoas unidas em uma confederação que reunia cinquenta mil habitantes.
"Um conjunto impressionante de pesquisas arqueológicas revela que o Brasil anterior a Cabral, longe de ser um vazio primitivo, tinha populações densas, tradições artísticas vibrantes e grandes aldeias que pareciam cidades", afirma Reinaldo José Lopes, autor do livro "O Brasil Antes de Cabral".
Entre os cientistas brasileiros que estão reconstruindo o Brasil pré-histórico destacamos Fábio de Oliveira Freitas, Luis Beethoven Pilo', Castor Cartelle Guerra, Mario Cozzuol, Maria Cátira Bortolini, Sandro Bonatti e outros.
Dentro de poucos anos teremos, por certo, importantes descobertas.
Comments