top of page
  • Foto do escritorGeraldo Leite

OS PORTUGUESES ESTIVERAM NO BRASIL ANTES DE CABRAL?

No final de agosto de 1497 a frota de Vasco da Gama, seguindo a recomendação de Bartolomeu Dias, afastou-se da costa africana e se lançou no alto mar.

A viagem, a partir desse momento, tornou-se difícil.

A atenção de todos se concentrou nos apitos dos mestres e nas batidas do tambor que ritmavam as manobras.

No proteger-se das guinadas, das ondas gigantescas que ultrapassavam a amurada, dos golpes distribuídos por cordas, cabos e vergas. e até das vigas baixas dos portões. Quando os dias e as noites de tornaram iguais, parecia que um torpor tomava conta de tudo.

Era o momento em que os cascos dos navios se tocavam, em que os viveres escorregavam da nau de abastecimento e caiam no mar.

Era o momento em que se avaliava os estragos.

O calor era insuportável e as bebidas tinham de ser severamente racionadas.

Os tonéis vazios eram reabastecidos com a água do mar, para que os navios não perdessem o equilíbrio, embora a água doce que depois fosse colocada neles ficasse com gosto tão desagradável que os homens só podiam bebe-la tapando o nariz.

Nos porões, os gatos miavam, o azeite ficava rançoso, o mel fermentava e os vermes pululavam nos tonéis de favas.

Um cheiro de podre emanava das caixas de carne salgada, a única que restava para ser consumida, pois as galinhas e as cabras já tinham sido sacrificadas.

Alguns tripulantes tinham morrido de febres e disenteria, e seus corpos foram jogados ao mar.

Todos tinham certeza que o pior estava por vir.

Posts recentes

Ver tudo

ANTONIA ALVES FEITOSA

Na década de 1860, o exército brasileiro não possuía o efetivo necessário para enfrentar o Paraguai. A solução foi abrir o voluntariado para homens em idade militar. Criou-se o Corpo de Voluntários da

A EPOPEIA BRASILEIRA

No final do século XVII e começo do século XVIII ocorreu o que costumamos chamar Epopeia Brasileira. O Brasil deu as costas ao litoral e se voltou para o interior. Bahia e Pernambuco deixaram de ser a

bottom of page