top of page
  • Foto do escritorGeraldo Leite

SAUDAÇÃO À ABROL DO ESTADO DE MATO GROSSO

A Abrol de Mato Grosso, Primaz do Brasil, completa sete anos de existência, e comemora a efeméride empossando novos dirigentes, outorgando honrarias e incorporando treze novos Patronos e Acadêmicos.


Ampliar o quadro de Acadêmicos e incorporar novos Patronos é construir a história do Rotary.


Um dos Patronos escolhidos é James Henry Francis Roth, mais conhecido como Jim Roth. A paixão de Jim Roth era ser diplomata e neste sentido escreveu ao Departamento de Estado, que alimentou seu desejo nomeando-o Vice-Consul em Guayaquil, no Equador. Depois foi transferido para Lima, no Peru.


Ao Brasil chegou em agosto de 1921, como Consul, primeiro em Recife, depois em Manaus.


Admirador do movimento rotário, aproximou-se da Instituição durante sua permanência em Lima, ocasião em que conheceu Fernando Carbajal, futuro presidente do Rotary International. Os dois fundaram o Rotary Club de Lima e se tornaram amigos. Disto resultou abandonar a carreira diplomática para se dedicar à expansão do Rotary na Espanha e Portugal.


Durante mais de dezesseis anos, Jim Roth foi Representante do Rotary International na Europa e América Latina. Nesse período foi recebido pelo Papa Pio XI, quando trataram das relações do Rotary com a Igreja.


Sua missão era criar clubes rotários. Criou 158 clubes, sendo 82 no Brasil e 33 na Argentina.


Dentre os clubes criados sob sua supervisão, estão os de Aracaju, São-Felix, Ilhéus, Itabuna e o de Cuiabá, que também está aniversariando.


Em 1942, desligou-se da função de Representante do Rotary International.


No Museu Armando Arruda Pereira, em São Paulo, há um Setor dedicado a este grande vulto rotário.

Posts recentes

Ver tudo

ANTONIA ALVES FEITOSA

Na década de 1860, o exército brasileiro não possuía o efetivo necessário para enfrentar o Paraguai. A solução foi abrir o voluntariado para homens em idade militar. Criou-se o Corpo de Voluntários da

A EPOPEIA BRASILEIRA

No final do século XVII e começo do século XVIII ocorreu o que costumamos chamar Epopeia Brasileira. O Brasil deu as costas ao litoral e se voltou para o interior. Bahia e Pernambuco deixaram de ser a

bottom of page